Saúde do homem
O câncer de próstata segue em crescimento no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos 10 anos, as mortes aumentaram 21%, passando de 14.984 em 2015 para 17.587 em 2024 — uma média de 48 óbitos por dia. Ao todo, foram 159.776 mortes entre 2015 e 2024.
Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) divulgou a campanha Novembro Azul 2025, reforçando que o diagnóstico precoce pode garantir mais de 90% de chances de cura. A entidade alerta que homens a partir dos 50 anos — ou dos 45 anos, no caso de negros, obesos ou com histórico familiar — devem buscar avaliação médica individualizada.
Apesar de ser o tipo de câncer mais comum entre homens (excluindo pele não melanoma), o tumor ainda é cercado de tabus que afastam muitos das consultas. Para 2025, o INCA estima 71.730 novos casos, reforçando a urgência da conscientização.
O recente congresso da SBU também destacou uma epidemia silenciosa que afeta a saúde do homem: o desafio global das ISTs com mais de 1 milhão de novos casos diários
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) seguem como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, com mais de um milhão de novos casos por dia. No entanto, a verdadeira dimensão do problema é mascarada pela grande subnotificação, dificultando o controle e o planejamento de ações. O cenário é complexo e exige ações imediatas e focadas para que o Brasil e o mundo possam alcançar as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Prioridades da OMS até 2030:
1. Reduzir em 90% a incidência de sífilis e gonorreia.
2. Reduzir em 50% o número de novos casos das ISTs curáveis.
3. Eliminar a transmissão vertical de sífilis e HIV.
4. Ampliar o acesso à vacinação contra o HPV.
5. Controlar a resistência antimicrobiana, especialmente em gonorreia.
A carga das ISTs permanece elevada e heterogênea, exigindo respostas urgentes e adaptadas às realidades epidemiológicas de cada localidade.
O Lab Rede disponibiliza os exames PSA total e PSA livre e o Multiplex PCR para ISTs (DSTPCR). Entre em contato com nossa equipe comercial ou assessoria científica e saiba sobre estes e mais exames para o cuidado com a saúde do homem.
Fontes:
https://portaldaurologia.org.br/files/arquivos/file456a27431f927ff7abb47cac45ba1c5e.pdf
https://portaldaurologia.org.br/novidades/noticias/veja-o-que-foi-destaque-do-primeiro-dia-do-cbu-2025